quarta-feira, 21 de maio de 2014

F.A.Q.


O que é Contabilidade Gerencial?                                                                         1) “A Análise de Balanço objetiva extrair informações das Demonstrações Financeiras para a tomada de decisão”. 
        2) “É a arte de extrair relações úteis para o objetivo econômico que se tem em mente, dos relatórios contábeis e de  
suas extensões de detalhamento” (Airto Ferronato). 
        3) “Consiste em comparar valores de determinadas operações e períodos de modo que se possa ter uma visão do  
passado, a fim de projetar e programar o futuro” (Manual de procedimentos para micro empresas – Sebrae) 

As normas contábeis aprovadas pelo CFC são aplicáveis a todas as entidades, independentemente de sua natureza? 
A contabilidade, por ser uma ciência social, é única, independentemente do tamanho ou da natureza da entidade. Assim o registro de um ato ou fato administrativo não pode ser diferente em uma entidade pelo fato dela ser maior ou menor que outra entidade.   O que pode ocorrer é a adoção de procedimentos específicos, no que se refere principalmente a critérios de avaliação, para determinadas entidades, entre outros motivos, em função do porte, da complexidade das operações e do ramo de negócios. Assim não há que se cogitar de contabilidade diferente, mas de procedimentos e controles mais simples ou sofisticados de acordo com o porte da entidade.   Deve-se considerar o fato de que os Pronunciamentos, Interpretações e Orientações emanadas do Comitê de Pronunciamentos Contábeis – CPC não têm poder normativo.  No caso específico dos profissionais de contabilidade, o poder normativo é configurado quando publicada a Norma Brasileira de Contabilidade – NBC, pelo Conselho Federal de Contabilidade.   Assim, objetivamente as Normas Brasileiras de Contabilidade – NBC, emitidas pelo Conselho Federal de Contabilidade são de aplicação compulsória por todos os profissionais, sejam eles responsáveis por grandes ou pequenas entidades (nestas incluídas as microempresas). 

Como são elaboradas as normas Brasileiras de Contabilidade? 
As Normas Brasileiras de Contabilidade estão em processo de convergência com as normas internacionais de contabilidade. Para tanto, as normas são elaboradas de diferentes maneiras, levando em consideração a sua aplicação.     As normas internacionais de contabilidade que têm por base as IFRS são traduzidas e depois analisadas pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis - CPC. Após sua aprovação pelo CPC, são transformadas em Normas Brasileiras de Contabilidade pelo CFC. Outros órgãos reguladores podem também aprová-las para adoção pelas entidades supervisionadas por esses órgãos reguladores (CVM, SUSEP, BCB, ANS).    As NBC T 16, que são as normas aplicadas ao setor público, devem ser revogadas quando da conversão das IPSAS da IFAC em NBCs TSP, com a mesma numeração das IPSAS. Foi formado um Grupo de Estudo liderado pelo CFC para adaptação das IPSAS e sua aprovação para aplicação a todo o setor público.    As normas de auditoria da IFAC são traduzidas e depois analisadas pelo Conselho Federal de Contabilidade em conjunto com o Instituto dos Auditores Independentes do Brasil - Ibracon. Posteriormente são aprovados pelo CFC.    As demais normas são elaboradas pelo CFC seguindo o disposto na Portaria CFC nº 20/08. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário