Vamos entender o significado da palavra Contabilidade e como ela é extremamente importante em nossas vidas...
O que é Contabilidade e para que ela serve?
![]() |
Foto: www.canstockphoto.com.br |
Contabilidade é a ciência que tem como objeto de estudo o patrimônio das entidades, seus fenômenos e variações, tanto no aspecto quantitativo quanto no qualitativo, registrando os fatos e atos de natureza econômico-financeira que o afetam e estudando suas consequências na dinâmica financeira. O nome deriva do uso das contas contábeis. De acordo com a doutrina oficial brasileira (organizada pelo Conselho Federal de Contabilidade), a contabilidade é uma ciência social, da mesma forma que a economia e a administração.
Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Contabilidade
Objeto de Estudo, Funções e Finalidade da Contabilidade.
Objeto é o que delimita o campo de atuação de uma ciência. A Contabilidade que é uma ciência social tem como objeto de estudo o Patrimônio.
O patrimônio é o conjunto de bens materiais e/ou imateriais, avaliáveis monetariamente
pertencentes a uma pessoa física, a um conjunto de pessoas ou a uma sociedade ou instituição de qualquer natureza.
Usuários da Informação Contábil
Se tirarmos por base que nós como pessoas físicas, de certa forma, assumimos o papel de uma empresa, chegaremos à conclusão de que a Contabilidade também está presente em nossas vidas. Seja ela para gerir/administrar uma conta bancária, fazer uma compra de supermercado, pagar o aluguel e/ou outras obrigações que acabam se tornando rotineiras e necessárias no nosso dia-a-dia.
Os usuários da Contabilidade são vários. Sendo assim, a contabilidade assume uma forma ampla e abrangente apoiando constantemente a administração das empresas através do fornecimento de informações que subsidiam a tomada de decisão.
No link abaixo, você verá uma breve, em vídeo, falando sobre como funciona a tomada de decisão na Contabilidade.
Muito legal!
A principal interessada na informação contábil deverá ser sempre a própria empresa, pois os administradores precisam em todos os níveis de tomar decisão, valendo-se de informações que reduzam a margem de erro.
Porém, a empresa não é a única interessada. Normalmente os usuários abaixo relacionados também são usuários das informações contábeis:
• O proprietário - é a pessoa que injetou recursos na empresa, sobre os quais deseja um retorno. Assim, os relatórios contábeis deverão informá-lo sobre o desempenho empresarial. Além disso, ele necessita saber se os gestores são eficientes, se a empresa apresenta um bom desempenho, se os resultados estão sendo satisfatórios e quais são as previsões para períodos futuros.
• O investidor - é aquele que busca injetar recursos financeiros na opção que lhe ofereça o melhor retorno. Eles necessitam de informações para ajudá-los a decidir se devem comprar, manter ou vender seus investimentos. Também são interessados em informações que os habilitem a avaliar se a entidade tem capacidade de pagar dividendos.
• O administrador - necessita das informações para tomar decisões. Em função das informações contábeis e das pretensões da empresa, deverá decidir quais atitudes serão tomadas com vistas ao futuro, função do planejamento. Também através das informações contábeis se certificará de que a organização está agindo de acordo com os planos e a política administrativa previamente traçados, função de controle.
• O empregado e o sindicato – preocupam-se com o desempenho econômico financeiro da empresa, em função da estabilidade do emprego, negociação de salários e de outros benefícios.
• O fornecedor – busca informação para avaliar a capacidade de pagamento da empresa. Eles utilizam a informação para saber se as importâncias devidas serão pagas no seu respectivo vencimento.
• Os bancos e financeiras (credores por empréstimos) – utilizam a informação para avaliar a segurança de seus empréstimos. Estão interessados em determinar a capacidade de pagamento dos empréstimos e os correspondentes juros no vencimento.
• Clientes - avaliam a capacidade de produção e cumprimento do prazo de entrega. Têm interesse em informações sobre a continuidade operacional da entidade, principalmente quando têm um relacionamento a longo prazo com ela ou dela dependem como um fornecedor importante.
• Governo – o governo e suas agências estão interessados na destinação de recursos e, portanto, nas atividades das entidades. Necessitam também de informações, a fim de regulamentar as atividades das entidades, estabelecer políticas fiscais e servir de base para determinar a renda nacional e as estatísticas.
• Concorrentes – podem traçar e mudar estratégias e políticas. Concorrentes também podem usar as informações contábeis de outra organização do mesmo ramo para fins de comparação (benchmarking).
(Apostila Contabilidade EAD - Elaine Rodrigues Benfica)
Nenhum comentário:
Postar um comentário