sábado, 24 de maio de 2014

O Blog


     Olá! Esse é o meu blog e vou agora contar para você como ele aconteceu em minha vida...

     O meu nome é Vivian e tenho como formação acadêmica apenas o Ensino Médio. Depois de tê-lo concluído, já há uns quatorze anos, eu estou tendo a oportunidade de realizar um grande sonho da minha vida, que é fazer uma faculdade. Não diferente da maioria, sempre lutei com dificuldade. Contudo, andava a espera de incentivos e apoio moral para dar o primeiro passo, rumo ao tão desejado “diploma”. O tempo foi passando e descobri que eu esperava que isso viesse através dos outros, mas estava dentro de mim mesma. Era de mim que eu teria que tirar forças e motivação para levar esse sonho adiante.
     Pois bem... Depois de já ter viajado meio mundo e ter feito de tudo um pouco na vida, resolvi direcionar as minhas idéias em fazer o meu tão desejado, curso superior. Tendo morado e  trabalhado em vários lugares diferentes, pude perceber nitidamente que ter uma boa formação acadêmica é essencial.
     Porém, hoje, com mais dificuldades do que antes, tenho que conciliar os estudos com a tarefa de ser mãe, o trabalho e os afazeres do lar. E o pior de tudo isso? Eu e eu mesma! Eu sabia que não seria fácil, mas nunca pensei que fosse tão difícil. Ando tentando conciliar os meus horários aqui e dali, e confesso que os anos longe de uma escola influenciam bastante nisso tudo. Estou apenas começando, esse é ainda o primeiro período de muitos outros que virão. Tenho boas expectativas e nunca penso em desistir, mas as dificuldades sempre batem à porta...
     Escolhi fazer Administração com Ênfase em Comércio Exterior, pela amplitude de oportunidades que o próprio curso oferece e talvez por já ter morado e conhecido um pouco do exterior. Mas quando vi que teria Contabilidade dentre outras matérias que envolvem números, me deu uma vontade louca de sair correndo... Sempre tive imensas dificuldades com números e ainda agora, tanto tempo longe de uma sala de aula. Estou caminhando para o fim do primeiro período e tremendo às bases.
     Daí para apimentar ainda mais a situação, o meu professor de Contabilidade, Alexandre Bossi Queiroz, pede para fazer um blog, site, ou página no faceboock. Pensei: “Agora estou mesmo “tramada”!!! Esse meu professor “pirou na batatinha”, “viajou na maionese” e é agora que me dou mal de vez...” Nas últimas provas que foram dadas, envolvendo Balanço Patrimonial, DRE, eu já não tinha conseguido fazer praticamente nada. A única coisa que ficou balançada na verdade, foi o meu emocional... Certamente, o problema não estava relacionado ao professor, que eu até simpatizo muito por ser extremamente organizado, justo e aplicar uma didática bem bacana. Acontece que eu nunca tinha visto Contabilidade em minha vida e junta uma série de outros fatores. Mesmo me sentindo um bocado perdida, confesso estar começando a ganhar gosto pela matéria!  
     Sabendo que não teria nenhuma escapatória, tentei começar pelo começo: primeiro chorei, depois comecei a perguntar para algumas pessoas a respeito, tentei me informar, criei sites, criei um blog que eu ‘apanhava’ dele todos os dias ao ligar o noteboock, até encontrar esse aqui, que me disseram ser mais fácil de trabalhar. Nessa altura, pra mim, fácil mesmo era redigir um trabalho a próprio punho, através de muita pesquisa, depois colocar tudo em uma folha de papel almaço e entregar ao professor.
     Como eu tenho a mania de perfeição, usei até o meu último segundo do prazo estipulado para a entrega do trabalho. Pesquisei, li e reli vários artigos, entrevistas, revi a matéria dada pelo professor em sala de aula e mesmo assim, tenho a certeza que poderia ter saído melhor... O que é certo é que depois de algumas noites sem dormir, o meu blog está criado. 
     Eu não consigo interagir muito bem no mundo da computação e algumas coisas aqui no meu blog Contabilidade Para Todos, gostaria que estivesse saído mais bonitinho. O objetivo maior, é poder ajudar com as informações aqui postadas, ampliando ainda mais o seu conhecimento.
     E saiba, esse blog foi criado para você, com muito carinho e dedicação.


     P.S.: Os meus mais sinceros agradecimentos ao professor Alexandre Bossi pois, além de ter me ensinado Contabilidade, agora eu já sei fazer um blog e pra quê ele serve. Kkk...    


Curiosidades

     Você conhece o Hino da Contabilidade? Confesso que eu também fiquei admirada ao ver e gostei muito!

- Hino da Contabilidade:

     O Hino da Contabilidade foi criado na gestão do presidente Raulino Filho com letra e música de Ísis Maria M. Raposo Castelo Branco e interpretação de Lúcia Alvino.
"Salve nossos contadores
que trabalham com valor,
e são grandes lutadores,
com esmero e com ardor,
ajudando nosso Brasil,
a crescer e se elevar,
com afeto varonil
para a pátria exaltar.
Procuremos todos unidos,
Nosso dever bem cumprir,
Elevando nossas finanças
A grandeza do porvir!
Seguindo as leis trabalharemos,
Com inteligência e prazer,
A vitória conquistaremos,
Para o progresso acontecer,
E teremos recompensados,
O esforço da união,
E teremos conquistado,
O respeito da nação.
                                           http://www.socontabilidade.com.br/conteudo/hino.php
  

- Ética na Contabilidade:

     O código de ética tem, portanto, a finalidade de orientar sobre os padrões éticos profissionais e a liberdade e independência de conduta do profissional, amparando e protegendo os usuários de seus serviços. Enfatiza que quando o profissional atua em desrespeito ao código de ética, afeta a imagem e prestígio profissional de toda sua coletividade.

      Clique para conferir...

                                      http://www.youtube.com/watch?v=0zfAj7U_TYU


- Você sabe por quê o leão é símbolo do Imposto de Renda?


      No final de 1979, a Secretaria da Receita Federal encomendou uma campanha publicitária para divulgar o Programa Imposto de Renda. A escolha do leão levou em consideração algumas de suas características:
  •      É o rei dos animais, mas não ataca sem avisar;
  •      É justo;
  •      É leal;
  •      É manso, mas não é bobo.

- São Mateus, o Patrono da Contabilidade:

   De origem judaica, nascido em Cafarnaum, recebeu de Alfeu, seu pai, o nome Levi. Foi contabilista e um dos doze apóstolos de Jesus Cristo.
   Mateus era um arrendatário de tributos (rendeiro) e atuava na área da Contabilidade Pública. Era necessário um rígido controle para o exercício da sua profissão, os quais se refletiam na formulação do documentário contábil, sua exibição e revelação. Não era bem visto pela sociedade, sendo considerado um pecador porque era um cobrador e arrecadador de tributos. O local onde os tributos eram pagos chamava-se Telônio e neste mesmo lugar também trocava-se moeda estrangeira (casa de câmbio).
   Cafarnaum era cortada pelas principais estradas da Palestina. Jesus Cristo tinha especial simpatia por essa cidade, tendo nela pregado a sua doutrina. Na época, era uma província romana.
   Em sua peregrinação, Cristo passou diante do Telônio de Levi, parou, e disse: "Segue-me". No mesmo momento, Levi levantou-se e acompanhou o Mestre, abandonando seus lucrativos negócios. A partir do chamado troca de nome e de vida, deixa de lado as mordomias que o dinheiro lhe proporcionava e foca o rumo da sua vida para Deus (diz São Jerônimo que Levi, vendo Nosso Senhor, ficou atraído pelo brilho da divina majestade que fulgurava em seus olhos).
   Convertendo-se ao cristianismo, adotou o nome de Mateus, que significa "o dom de Deus. Mateus foi o primeiro dos quatro evangelistas. Antes de sua conversão era o mais instruído e rico de todos. Escreveu o relato das pregações de Cristo por volta dos anos 50 d.C. na língua siro-chaldaico. O seu evangelho é considerado o mais completo, bonito e organizado, deixando uma grande obra como escritor evangelista.   Assim que recebeu o dom da sabedoria, saiu por várias regiões para a difusão religiosa. Pregou, em primeiro lugar, na própria Palestina, e em seguida, dirigiu-se à Arábia e Pérsia, deslocando-se finalmente para a Etiópia, onde encontrou a morte.  São Mateus foi proclamado "Celeste Patrono dos Contabilistas" em 06 de agosto de 1953, por iniciativa dos Colégios de Contabilistas Italianos.  Sendo assim, no dia 21 de Setembro comemoramos o Dia de São Mateus, Santo Padroeiro dos Contabilistas.
http://www.socontabilidade.com.br/conteudo/sao_mateus.php


- Datas Comemorativas:

Dia do Contador e Dia do Contabilista
22 de Setembro - Dia do Contador
   Foi escolhido como dia do contador o dia 22 de setembro (Dia do Bacharel em Ciências Contábeis), por ter sido criado, nesta data, em 1945, o Curso de Ciências Contábeis.
  A criação da data homenageou a criação do curso de Ciências Contábeis na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
  Ou seja, a data marca um fato histórico: a criação do primeiro curso de Ciências Contábeis no Brasil, com a assinatura do Decreto-lei nº 7.988, em 22 de setembro de 1945, pelo então presidente Getúlio Vargas.
  Antes, havia dois cursos técnicos: o de Contabilidade e o de Contador, mas nenhum com validade de ensino superior. O documento assinado por Vargas determinou a criação de um curso com duração de quatro anos e seguindo regime anual. Do primeiro ao terceiro ano, o aluno deveria cursar cinco disciplinas. No último ano de estudo, eram ministradas seis disciplinas.
25 de Abril - Dia do Contabilista
  "Trabalhemos, pois, bem unidos, tão convencidos de nosso triunfo, que desde já consideramos 25 de abril o Dia do Contabilista Brasileiro".
  Com esta frase, dita no meio de um discurso de agradecimento a uma homenagem que recebia dos profissionais contábeis, o senador e Patrono dos Contabilistas, João Lyra, instituiu o Dia do Contabilista, prontamente adotado pela classe contábil e, atualmente, oficializado em grande número de municípios. Era o ano de 1926.
  Em dezembro do ano anterior, João Lyra havia sido eleito presidente do Conselho Perpétuo dos Contabilistas Brasileiros e, em toda a sua vida parlamentar, propôs e fez aprovar várias leis em benefício da profissão contábil.
  No memorial da gestão presidencial 1991/1995, do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo, encontra-se o seguinte texto: "Em 25 de abril comemora-se em todo o Brasil o Dia do Contabilista. A data foi criada em 1926 durante um almoço realizado em São Paulo em homenagem ao Senador João Lyra, que havia consolidado conquistas da Classe no Senado Federal."
  Aos poucos, as comemorações foram ganhando força em todos os estados até esta data se tornar nacional. Atualmente, o dia 25 de abril é utilizado pelas várias entidades representativas do meio contábil e pelas escolas como uma oportunidade para congregar os profissionais e refletir sobre o presente e futuro da Contabilidade no Brasil.

  "O fato de escolherem um dia para homenagear o Contador mostra a importância desse profissional. A formação em nível superior permite a atuação em áreas como Perícia e Auditoria, que requerem maior especialização. É uma justa homenagem que a comemoração seja na mesma data da criação do primeiro curso de Ciências Contábeis do País", declarou o presidente do CRC SP, Luiz Fernando Nóbrega.
  OBS.: O termo contador refere-se, apenas, ao profissional com Bacharelado em Contabilidade.
  Em seu discurso de agradecimento, Lyra homenageou outro grande Contabilista, Carlos de Carvalho: "Quando, em 1916, justifiquei, no Senado Federal, a conveniência de se regularizar o exercício de nossa profissão, acentuada a merecida e geral confiança que adviria do abono da classe, por seus mais circunspectos representantes, à capacidade moral e técnica dos Contadores, foi o grande e saudoso mestre paulista uma autoridade sem equivalente no Brasil, como bem disse o senhor Amadeu Amaral, quem me endereçou os primeiros e os mais desvanecedores protestos de apoio e de solidariedade".
  O Dia do Contabilista foi oficialmente instituído pela Lei Estadual nº 1.989, em 23 de maio de 1979.
  Em abril de 2012, o CFC (Conselho Federal de Contabilidade) determinou que o Sistema CFC/CRCs passasse a substituir o termo Contabilista, por Profissional da Contabilidade.
  De acordo com ofício dirigido aos CRCs, “a alteração da terminologia... deve-se ao processo de modernização da profissão. A edição da Lei nº 12.249/2010, publicada no dia 14 de junho de 2010, representou um marco nesse processo”.
  O ofício informava também que “o Plenário do CFC deliberou pela substituição do termo Contabilista por Profissional da Contabilidade, quando houver referência conjunta a Contadores e Técnicos. Esta decisão vem sendo respeitada, inclusive, nos conteúdos das normas editadas pelo CFC”.
  OBS.: O termo contabilista é usado para designar o profissional com Bacharelado em Contabilidade ou o Técnico em Contabilidade.
  Adaptado de CRCRJ (www.crc.org.br) e CRCSP (www.crcsp.org.br).

- Símbolos da Contabilidade:

Caduceu de Mercúrio, o Logotipo da Contabilidade
   O caduceu é um bastão de ouro entrelaçado com duas serpentes, que na parte superior tem duas pequenas asas ou um elmo alado. Sua origem se explica racional e historicamente pela suposta intervenção de Mercúrio diante de duas serpentes que lutavam, as quais se enroscavam em seu bastão. Os romanos utilizavam o caduceu como símbolo do equilíbrio moral e da boa conduta:
   O Bastão: simboliza o poder de quem conhece a Ciência Contábil, que tem por objeto o patrimônio de quaisquer entidades;
   As Serpentes: simbolizam a sabedoria, isto é, o quanto se deve estudar antes de agir, para escolher o caminho correto e ao mesmo tempo mais vantajoso para o cliente;
   As Asas: símbolo da diligência, ou seja, a presteza, a solicitude, a dedicação e o cuidado ao exercer a profissão;
   O Elmo: peça de armadura antiga que protegia a cabeça. Significa aproteção aos pensamentos baixos que leva a ações desonestas.
   O caduceu é, na atualidade, a insígnia do bispo católico ucraniano. Do ponto de vista dos elementos, ele representa sua integração, correspondendo o bastão à terra, as asas ao ar, as serpentes à água e ao fogo (movimento ondulante da onda e da chama).

   A antiguidade do símbolo é muito grande e encontra-se na Índia, gravado nas lápides de pedra denominadas nagakals, uma espécie de ex-votos que aparecem à entrada dos templos. Erich Zimmer deriva o caduceu da Mesopotâmia, onde pode ser visto na taça sacrifical do rei Gudea de Lagash (2.600 a.C.). Apesar da longínqua data, o autor mencionado diz que o símbolo é provavelmente anterior, considerando os mesopotâmicos as duas serpentes entrelaçadas como símbolo do deus que cura as enfermidades, sentido que passou à Grécia e aos emblemas de nossos dias.

   Do ponto de vista esotérico, o bastão do caduceu corresponde ao eixo do mundo e suas serpentes aludem à força Kundalini que, segundo os ensinos tântricos, permanece adormecida e enroscada sobre si mesma na base da coluna vertebral (símbolo da faculdade evolutiva da energia pura).

   Segundo Schneider, os dois S formados pelas serpentes correspondem à doença e à convalescença. Em realidade, o que define a essência do caduceu é menos a natureza e o sentido de seus elementos que sua composição. A organização, por exata simetria bilateral, como a balança de Libra, ou na trindade da heráldica (escudo entre dois suportes), expressa sempre a mesma ideia de equilíbrio ativo, de forças adversárias que se contrapõem para dar lugar a uma forma estática e superior.

   No caduceu, este caráter binário equilibrado é duplo: há serpentes e asas, que ratificam esse estado supremo de força e autodomínio (e, consequentemente, de saúde) no plano inferior (serpentes, instintos) e no superior (asas, espírito). A antiguidade, inclusive a grega, atribuiu poder mágico ao caduceu. Há lendas que se referem à transformação em ouro de tudo o que era tocado pelo caduceu de Mercúrio (observe-se a antecipação que a associação dos nomes determina, com respeito à alquimia) e a seu poder de atrair as almas dos mortos. Mesmo as trevas podiam ser convertidas em luz por virtude desse símbolo da força suprema cedida a seu mensageiro pelo pai dos deuses.
   O bastão de Mercúrio passou a ser símbolo de tudo o que ele protegia. Para os contabilistas, o caduceu simboliza a proteção às riquezas e ao comércio, por meio de orientação, ética e zelo. Estilizado para a Contabilidade, encimado pelo capacete de Mercúrio, o caduceu revela a agilidade representada pelas asas.
   Adaptado de CRCSP (www.crcsp.org.br)
                            http://www.socontabilidade.com.br/conteudo/simbolos.php

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Links

     Aqui estão alguns links super interessantes, relacionados ao nosso tema, para você deliciar-se sobre os diversos assuntos que abordam a Contabilidade.


- O Comércio Exterior e a Contabilidade:

- Normas Internacionais de Contabilidade:

- Algumas Utilidades:
http://blogabilidade.blogspot.com.br/2011/06/utilidades.html


- Notícias / 2014:

- Técnicas Contábeis Passo-a-Passo:

- Patrimônio, Bens, Direitos e Obrigações:                                 
                                               
- Gestão Contábil, Ferramenta Imprescindível:
http://marinacontabil.com.br/a-gestao-contabil-crescimento-empresa/

- Usuários das Informações Contábeis:
http://www.youtube.com/watch?v=NBzn-Hftrx8



quarta-feira, 21 de maio de 2014

Livros

    Aqui vai a dica de dois dos livros indicados pelo meu professor de contabilidade Alexandre Bossi Queiroz*, que são essenciais para o entendimento da matéria.

 -Contabilidade e Finanças Para Não Especialistas
  Ching / Marques / Prado
  Editora Pearson





- Contabilidade Básica
  J.C. Marion
  Editora Atlas                                           





* Alexandre Bossi Queiroz: Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração de Empresas pela PUC/MG, especialista em Contabilidade Pública pela UFMG, Doutor em Contabilidade e Finanças e Mestre em Contabilidade Internacional pela Universidade de Zaragoza - Espanha. Consultor concursado da Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais, professor Titular do Centro Universitário UNA, Secretário Geral da ONG Instituto Foco Fiscal, Conselheiro do CRC/MG, ex-diretor da Faculdade de Ciências Contábeis-UNA, ex-Presidente do Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas.


F.A.Q.


O que é Contabilidade Gerencial?                                                                         1) “A Análise de Balanço objetiva extrair informações das Demonstrações Financeiras para a tomada de decisão”. 
        2) “É a arte de extrair relações úteis para o objetivo econômico que se tem em mente, dos relatórios contábeis e de  
suas extensões de detalhamento” (Airto Ferronato). 
        3) “Consiste em comparar valores de determinadas operações e períodos de modo que se possa ter uma visão do  
passado, a fim de projetar e programar o futuro” (Manual de procedimentos para micro empresas – Sebrae) 

As normas contábeis aprovadas pelo CFC são aplicáveis a todas as entidades, independentemente de sua natureza? 
A contabilidade, por ser uma ciência social, é única, independentemente do tamanho ou da natureza da entidade. Assim o registro de um ato ou fato administrativo não pode ser diferente em uma entidade pelo fato dela ser maior ou menor que outra entidade.   O que pode ocorrer é a adoção de procedimentos específicos, no que se refere principalmente a critérios de avaliação, para determinadas entidades, entre outros motivos, em função do porte, da complexidade das operações e do ramo de negócios. Assim não há que se cogitar de contabilidade diferente, mas de procedimentos e controles mais simples ou sofisticados de acordo com o porte da entidade.   Deve-se considerar o fato de que os Pronunciamentos, Interpretações e Orientações emanadas do Comitê de Pronunciamentos Contábeis – CPC não têm poder normativo.  No caso específico dos profissionais de contabilidade, o poder normativo é configurado quando publicada a Norma Brasileira de Contabilidade – NBC, pelo Conselho Federal de Contabilidade.   Assim, objetivamente as Normas Brasileiras de Contabilidade – NBC, emitidas pelo Conselho Federal de Contabilidade são de aplicação compulsória por todos os profissionais, sejam eles responsáveis por grandes ou pequenas entidades (nestas incluídas as microempresas). 

Como são elaboradas as normas Brasileiras de Contabilidade? 
As Normas Brasileiras de Contabilidade estão em processo de convergência com as normas internacionais de contabilidade. Para tanto, as normas são elaboradas de diferentes maneiras, levando em consideração a sua aplicação.     As normas internacionais de contabilidade que têm por base as IFRS são traduzidas e depois analisadas pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis - CPC. Após sua aprovação pelo CPC, são transformadas em Normas Brasileiras de Contabilidade pelo CFC. Outros órgãos reguladores podem também aprová-las para adoção pelas entidades supervisionadas por esses órgãos reguladores (CVM, SUSEP, BCB, ANS).    As NBC T 16, que são as normas aplicadas ao setor público, devem ser revogadas quando da conversão das IPSAS da IFAC em NBCs TSP, com a mesma numeração das IPSAS. Foi formado um Grupo de Estudo liderado pelo CFC para adaptação das IPSAS e sua aprovação para aplicação a todo o setor público.    As normas de auditoria da IFAC são traduzidas e depois analisadas pelo Conselho Federal de Contabilidade em conjunto com o Instituto dos Auditores Independentes do Brasil - Ibracon. Posteriormente são aprovados pelo CFC.    As demais normas são elaboradas pelo CFC seguindo o disposto na Portaria CFC nº 20/08. 

Frases e Citações

     Para meditar...



     Essa história de desemprego é conversa de quem não tem o que fazer. 
     (Chico Anísio - Humorista). 


     O bom é não fazer nada e descansar depois. 
     (Provérbio espanhol) 


     Não há nada mais duro do que a suavidade da indiferença. 
     (Juan Montalvo - Equatoriano - Educador) 


     Faça hoje. Amanhã pode ser ilegal.  
     (Laurence J. Peter - Canadense - Escritor) 


     Quanto mais você racionaliza, menos você cria. 
     (Raymond Chandler - Americano - Escritor) 


     É melhor aproximadamente agora do que exatamente nunca. 
     (Nizan Guanaes - Publicitário). 


     Cercas são feitas para aqueles que não sabem voar. 
     (Elbert Hubbard - Escritor). 


     Quem inventou o trabalho não tinha o que fazer. 
     (Barão de Itararé - Humorista). 


     A arte de vencer se aprende nas derrotas.  
     (Simon Bolívar)  


Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar. 
(Anônimo) 


A morte do homem começa no instante em que ele desiste de aprender. 
(Albino Teixeira) 


Jamais considere seus estudos como uma obrigação, mas como uma oportunidade invejável para aprender a conhecer a influência libertadora da beleza do reino do espírito, para seu próprio prazer pessoal e para proveito da comunidade à qual seu futuro trabalho pertencer. 
(Albert Einstein) 


O silêncio é o pudor das almas sábias; nele cabe tudo que é grande e belo. 
(Anônimo) 


Sabedoria não nos é dada; é preciso descobrí-la por nós mesmos depois de uma viagem que ninguém nos pode poupar ou fazer por nós. 
(Marcel Proust) 


A ganância é a ruína dos prepotentes.  
(Igor Pfeifer) 


Pior do que o fim do mundo, para mim é o fim do mês.            
(Zeca Baleiro) 


Os resultados que conseguimos na vida não são decorrência dos nossos sonhos, mas do comprometimento que temos com eles.  
(Anônimo) 


O êxito nunca é uma dádiva, mas uma conquista.  
(Anônimo) 


Eu sou parte de uma equipe. Então, quando venço, não sou eu apenas quem vence. De certa forma termino o trabalho de um grupo enorme de pessoas.  
(Ayrton Senna) 


As pessoas que vencem neste mundo são as que procuram as circunstâncias de que precisam e, quando não as encontram, as criam. 
(Anônimo) 


Algumas pessoas apenas sonham com o sucesso. Outras, acordam e trabalham duro para conquistá-lo. 
(Anônimo) 


Sempre existe lugar lá no topo. 
(Daniel Webster) 


O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza dos seus sonhos.  
(Eleano Roosevelt) 


Tenho em mim todos os sonhos do mundo.  
(Fernando Pessoa) 


Não há nada como um sonho para criar o futuro.  
(Victor Hugo) 


Esse é um ideal pelo qual espero viver e também alcançar. Mas, se necessário for, é um ideal pelo qual estou preparado para morrer.  
(Nelson Mandela, sobre a luta contra o preconceito) 


Os grandes sonhos só se  realizam com imensos sacrifícios. 
(A lei da Guevara, na chegada dos restos mortais do pai à Cuba) 


O homem vive de razão e sobrevive de sonhos. 
(La Rochefoucauld) 


O homem ambicioso também tem planos grandiosos, mas sua dedicação vem da consciência de realizar o chamado da sua alma. 
(Roberto Shinyashiki) 


O GRANDE GATSBY 
"Ele seguiu um longo caminho até aquele belo jardim, e seu sonho deve ter parecido tão próximo que ele dificilmente poderia deixar de alcançá-lo." 
(Scott Fitzgerald) 


Quantos pesadelos já houve em nome de um sonho de igualdade. 
(Arnaldo Jabor)